domingo, 1 de maio de 2011

O políticos pensam que somos idiotas


Tenho ficado cada vez mais irritado com o fato de que os “sabidos” (não-sábios) acham que os outros todos são idiotas. Não é possível que a tática utilizada por muitos políticos hoje, seja a mesmíssima usada durante todo período da história humana.

No geral o povo serve para continuar sendo apenas povo. Quando um dos que figuram nas fileiras do “povo” decide que é preciso ser mais do que nos é relegado e procuramos os que nos representam para nos ajudar de alguma forma, a única coisa que recebemos como resposta, é o silêncio.

Ser do povo é um grande privilégio. Um povo como o nosso é extremamente rico em todos os sentidos. Precisamos somente aprender a melhorar nossa forma de sentir orgulho do que somos. É muito importante que mesmo individualmente nos sintamos como parte de um todo. E além disso, é premente que usemos redes sociais como blogs, facebook, twitter e Orkut para fortalecer nossa relação pelo menos na esfera política, cultural e outras tantas.

Estou jogando essas palavras aqui porque minha indignação não pode mais ser contida. A oposição política nesse país (em outros também acontece esse tipo de coisa) faz uso de um discurso totalmente desprovido de bases sólidas. Jogam apenas palavras ao vento e fazem isso sem responsabilidade alguma. Não acredito que todos façam por mal. Penso apenas que fazem sem saber o que estão fazendo. Os discursos esvaziaram-se e o mais desesperador para eles, é o fato de não ver luz no final do túnel.

Um exemplo clássico do comportamento político geral é o fato de serem extremamente difícil de acessarmos a quase que qualquer deles. Não sei se é medo ou asco do povo.

Por que o povo é procurado como povo para votar num determinado candidato durante uma campanha política? E por que depois esse mesmo candidato, que beija, abraça e aperta o povo, após as eleições, apenas contenta-se e ver o povo pela tevê?

Não entendo o fato dos políticos continuarem se portando assim e nós ainda aceitarmos esse tipo de comportamento. Só me vem à mente o livro “ensaio sobre a lucidez” escrito pelo Nobel de Literatura, José Saramago. No livro, entre outras coisas, conta-se a história de um povo de uma cidade desconhecida que decidiu não votar em nenhum dos candidatos.

Vamos seguir esse exemplo? Deixemos esses que não nos considera aprender o que é respeitar a dignidade do outro. A entender que deve encarar o outro como ser humano e não simplesmente como massa destinada a votar nele.

O Deputado Federal ACM Neto concedeu uma entrevista a revista Época cujo título é: “ACM Neto: ‘a oposição tem de ter coragem de ir para rua’”. A pergunta óbvia: para quê? Nos ludibriar? Nos fazer mais uma vez de babacas? Para nos tratar como crianças? Para beber café nos nossos copos de “extrato de tomate” e depois lavar a boca quando chegar em casa? Meu caro, o povo não quer que vocês políticos nos procure somente quando precisam. Queremos poder procurar vocês quando precisamos também.

(Texto da revista Época aqui)

O que um dos leitores no site da revista época falou aquilo que estou dizendo nesse texto, mas, de uma forma mais concisa.


0 COMENTÁRIOS AQUI:

 

Fala Particular Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger