quinta-feira, 31 de março de 2011

E aí, os negros são mesmo amaldiçoados por Deus?

(Antes de tirar qualquer conclusão, embora o título não sugira nenhuma, incentivo que vocês leiam esse artigo muito interessante publicado pelas Testemunhas de Jeová na revista Despertai! De 22 de março de 1978, páginas 28-30. Essa revista, embora religiosa, aborda temáticas bem amplas. Entres os muitos assuntos que já li nessa revista, esse me chamou bastante atenção.
Resolvi postar esse assunto porque o senhor Pastor e Deputado Marco Feliciano (PSC-SP) causou rebuliço no Twitter com uma série de comentários contra africanos e homossexuais. “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato”, tuitou na tarde desta quinta-feira, 31, o deputado, que é pastor evangélico. Em post anterior, Feliciano escreveu: “A maldição que Noé lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, daí a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!”. Em um tweet que posteriormente foi removido, o deputado afirmou que a África sofre com a “maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, aids (sic)”.) 


(Sei que isso é uma bela de uma ignorância, mas, até para termos base, sugiro que leiam o texto e tirem suas conclusões.)

"MUITOS líderes religiosos respondem que “Sim”. Os clérigos Robert Jamieson, A. R. Fausset e David Brown, em seu comentário bíblico, asseveram: “Maldito seja Canaã [Gênesis 9:25] — esta maldição se tem cumprido na . . . escravização dos africanos, os descendentes de Cão.” — Comentary, Critical and Explanatory, on the Whole Bible (Comentário, Crítico e Explicativo, de Toda a Bíblia).
Afirma-se que não só a escravização dos negros cumpria tal maldição bíblica, mas que sua cor preta também. Assim, muitos brancos foram levados a presumir que os negros são inferiores, e que Deus propôs que fossem servos dos brancos. Muitos negros ficaram amargurados pelo tratamento recebido, em resultado desta interpretação religiosa. Uma delas observa:
“Era o verão de 1951 quando eu, menina curiosa de 7 anos, sentei nos degraus da Primeira Igreja Batista em ‘Sheepshead Bay’, Brooklyn, e chorei. Tentara diligentemente esfregar a negritude de minha pele até ela sair, porque minhas coleguinhas brancas tinham comentado que era repulsiva. Esfregá-la com detergente Ajax apenas deixou uma mancha vermelha, inchada, que doía, quase tanto quanto meu coração infantil, quando comecei a ponderar por que um Deus de amor me tinha feito negra, a menos que não me amasse.
“Tinha ouvido dizer que isso era devido a uma maldição imposta por Deus à nossa raça. Mas, não conseguia entender ou compreender o que havíamos feito a Deus para merecer tal castigo. E acho, refletindo, que no fundo do coração eu sempre nutri um ressentimento particular contra Deus por me fazer negra e me colocar num mundo branco.
“Nos distúrbios esmagadores das zombarias e epítetos raciais de minhas coleguinhas, tais como: ‘Se é branca, é linda criança; se é morena, só nos dá pena; se negra é, aqui não ponha o pé’, surgiu uma condição marcada, em que comecei a ferver de raiva, especialmente diante de meninas brancas da minha idade.”
Que dizer dessa maldição bíblica? São negras as pessoas por causa duma maldição imposta por Deus a algum ancestral delas? E sofreram os negros séculos de escravidão em cumprimento desta maldição? Ensina realmente a Bíblia tais coisas? Vejamos. O relato bíblico em pauta reza:
“E [Noé] bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos os seus irmãos fora. . . . E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.” Gên. 9:21-27, Tradução Almeida.
Tem-se afirmado que esta maldição bíblica marca os negros para a servidão perpétua. Com efeito, em 1838, o realizador duma cruzada anti-escravista, Theodore Weld, escreveu num tratado popular: A “profecia de Noé [supracitada] é o vade-mécum [companheiro constante] dos senhores de escravos, e eles jamais se aventuram a sair sem ele”. — The Bible Against Slavery (A Bíblia Contra a Escravidão), página 66.
Mas, primeiro de tudo, queira notar que nada se diz neste relato bíblico sobre alguém ser amaldiçoado com a negritude de pele. E, observe, também, que foi Canaã, e não seu pai Cã, que foi amaldiçoado. Canaã não tinha pele negra, nem seus descendentes, que se fixaram na terra que se tornou conhecida como Palestina. (Gên. 10:15-19) Os cananeus, com o tempo, foram subjugados pelos israelitas, descendentes de Sem, e, mais tarde, pela Medo-Pérsia, Grécia e Roma, descendentes de Jafé. Tal subjugação dos cananeus cumpriu a maldição profética sobre seu ancestral, Canaã. A maldição, assim, nada teve que ver com a raça negra.
De onde, então, proveio a raça negra? Dos outros filhos de Cã, Cus e, provavelmente, também de Pute, cujos descendentes se fixaram na África. Mas, como vimos, a Bíblia não diz absolutamente nada sobre os descendentes negros de tais homens serem amaldiçoados! Todavia, presumiu-se incorretamente que assim o foram. Quando é que os comentaristas eclesiásticos começaram a aplicar a maldição a Cã?
Um eclesiástico de uns 1.500 anos atrás, Ambrosiaster, aplicou-a assim, dizendo: “Devido à sua tolice, Cã, que tolamente zombou da nudez de seu pai, foi declarado escravo.” E John F. Maxwell observa em seu recente livro Slavery and the Catholic Church (A Escravidão e a Igreja Católica): “Este exemplo desastroso de exegese [explicação] fundamentalista continuou a ser usado por 1.400 anos e levou ao conceito amplamente expendido de que os negros africanos foram amaldiçoados por Deus.”
Até mesmo há uns cem anos atrás a Igreja Católica detinha o conceito de que os negros foram amaldiçoados por Deus. Maxwell explica que este conceito “aparentemente sobreviveu até 1873, quando o Papa Pio IX associou uma indulgência à oração em favor dos ‘desgraçados etíopes da África Central, para que o Deus Todo-poderoso remova inteiramente a maldição de Cã de seus corações’”.
Todavia, mesmo antes do começo da cristandade há mais de 1.500 anos atrás, sim, possivelmente mesmo antes de Jesus Cristo viver na terra, os rabinos judeus ensinavam uma estória sobre a origem da pele negra. Afirma a Encyclopœdia Judaica: “O descendente de Cã (Cus) tem pele negra como castigo por Cã ter tido relações sexuais na arca.”
“Estórias” similares foram inventadas nos tempos modernos. Os defensores da escravidão, tais como John Fletcher, de Luisiana, EUA, por exemplo, ensinavam que o pecado que motivou a maldição de Noé fora o casamento inter-racial. Afirmava que Caim fora assolado com a pele negra por matar seu irmão, Abel, e que Cã pecara por se casar com alguém da raça de Caim. É digno de nota, também, que Nathan Lord, presidente da Faculdade Dartmouth, no último século, atribuiu também a maldição de Noé sobre Canaã, parcialmente, ao “casamento misto proibido [de Cã] com a raça previamente iníqua e amaldiçoada de Caim”.
Mas, tais ensinos não têm nenhuma base na Bíblia. E houve gente, nos séculos passados, que mostravam que a maldição proferida por Noé estava sendo aplicada erroneamente aos negros. À guisa de exemplo, em junho de 1700, o Juiz Samuel Sewall, de Boston, EUA, explicou: “Pois Canaã é a pessoa amaldiçoada três vezes, sem se mencionar Cã. . . . Ao passo que os da raça negra [em inglês, Blackmores] não descendem de Canaã, mas de Cus.”
Também, em 1762, certo John Woolman publicou um tratado em que argumentava que a aplicação desta maldição bíblica, de forma a justificar a escravização de pessoas e privá-las de seus direitos naturais, “é uma suposição embrutecida demais para ser admitida pela mente de qualquer pessoa que sinceramente deseje ser governada por sólidos princípios”.
Imensos danos resultaram da aplicação errônea, por parte de eclesiásticos, desta maldição bíblica! A escravização dos negros africanos, e os maus tratos que lhes impuseram, desde os dias da escravidão, não podem de forma alguma ser justificados pela Bíblia. A verdade é: Os negros não são, e jamais foram, amaldiçoados por Deus!"

53 COMENTÁRIOS AQUI:

Anônimo disse...

Excelente artigo. Instrutivo e imparcial

Moacyr Polla Junior disse...

Se esse Deus e Onisciente,Onipotente e Onipresente como pode ele amaldiçoar alguem. Seria pior que a propria criação dele ou melhor,talvez seja por isso que o Homen feito a sua imagem e semelhança tenha um coração tão duro assim!

Marcos disse...

Bom texto, vou levar para um amigo da área de psicologia. Ele considera um exagero negros com depressão devido exclusão social. Segundo ele, não existe isso e não passa da imaginação dos negros.

José Carlos disse...

Oi pessoal eu sou o Carlos de Marília SP e apenas quero deixar bem claro que: RAÇAS SÃO RAÇAS SÃO DIVERSIDADES,
TODA CRIAÇÃO É PERFEITA E A DIVERCIDADE DAS CRIATURAS SÃO
TREMENDAS, ISSO MOSTRA A PERFEIÇÃO DE NOSSO CRIADOR SOBERANO E ISSO NUNCA, JAMAIS FOI
POR UM MAL PROPOSITO, POIS TUDO O QUE ELE CRIARA "EIS QUE ERA MUITO BOM".
Porém o pecado é a grande realidade da humanidade (a degradação humana é verdadeiramente
fruto da queda do homem, desobedeceu a Lei de Deus. Por fim, esse sistema macabro (mundão)tem todos os valores invertidos
(COMO UMA CASA DE PONTA CABEÇA COM OS SEUS OBJETOS BEM BAGUNÇADOS E DE LUZES APAGADAS).
APENAS QUEM RECEBE A lUZ DA VERDADE(A Palavra viva, EFICAZ DO
DEUS VERDADEIRO, VIVO - ESCRITURAS SAGRADAS) é que pode enchergar na escuridão. OS assusntos são infinitos,
as verdades da humanidade estão entezouradas onde os incredulos nao escavam e nao
e encontram e nao conhecem.

jcv_junior@hotmail.com

irmão Alex disse...

Gostaria de sugerir a leitura de um artigo antropológico e bíblico teológico que escrevi para esclarecer o que a Bíblia realmente ensina sobre essa quetão da “Maldição da Raça Negra”, O mesmo poderá ser acessado aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/10/raca-negra-foi-mesmo-amaldicoada-por.html

Fraternalmente

irmão Alex

guiomar barba disse...

Gostei muito da informação. Até postei um parágrafo no meu mural no face.
Além de tudo lido, quem já se viu um avô amaldiçoar o neto porque o pai errou? Um pai jamais amaldiçoaria um filho. Com certeza, Deus não era conivente com os erros dos seus filhos, mesmo se tratando de um Noé.

Anônimo disse...

ricardo os mormons pregam que a raca negra vem da descendencia dos anjos caidos que absurdo

Anônimo disse...

A Bíblia diz que Deus é amoroso e misericordioso, de modo incoparável,pelo que, Ele não tem prazer a que um único homem sofra ou carregue maldições por toda vida.

Apesar de a humanidade (negros, amarelos, brancos) se ter mergulhado na malignidade, a partir de ADÃO, assumindo uma natureza pecaminosa, Deus não condenou ninguém a maldição eterna, antes providenciou seu filho para redimir (salvar) a humanidade. Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado mundo, isto é, anula toda a maldição dos que se haviam tornado malditos. Ele mesmo disse: "se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".

A Bíblia diz que Deus não faz aceção de pessoas; e que não há pecado que Deus não possa perdoar.
A afirmação de determinadas pessoas de que a pela negra dos africanos é sinal de maldição, não tem nenhuma base bíblica.

Anônimo disse...

Aos Abutres de plantão! A pesar de perder a chance de ficar calado, pois é melhor dizer nada a nada dizer,o Sr.ExºDep.INfeliciano na sua inrracional apresentação textual não diz em nenhum momento sobre o fato de ser NEGRO a maldição.Então deixem de serem bosteticos pois fica parecendo que vcs são do grupo deste Infeliciano.
Outra coisa: A bíblia diz que o genero humano está presa nos seus pecados e dentre eles o homossexualismo. A bíblia diz porque Deus amou o MUNDO e não somente o continente AFRICANO, de tal forma que deu seu único filho para que todos não morrecem mas fossem salvos. Salvo do que? Do Pecado!Vivemos num pais rico mas a corupção dos nossos governantes nos sufoca e deixa-nos desesperançosos do futuro coletivo.
Agora a corupção dos nossos governantes decorre das nossas corupções pessoais.

Anônimo disse...

Caramba, quanta bobagem!!!....

lee disse...

É....os judeus foram escravos dos Egipcios por mais de 600 anos mas as pessoas só lembram da escravidão africana!

lee disse...

Cã era negro e teve descendentes brancos ,pardos e negros...alguns de seus filhos foram para Asia outros para palestina e outros para Africa
,foi pai de canaã,cus este último citado varias vezes na Biblia que foi pai de Ninrode que como o pai era negro ....a biblia não fala sobre a cor mas tenham certeza de uma coisa a cor negra é a cor original!

Patrick Pinheiro disse...

Mas que são feios... isso é inegável

Anônimo disse...

Patrick Pinheiro disse...
Mas que são feios... isso é inegável

O QUE FOI QUE ELA DISSE HEIN???

Anônimo disse...

É impressionanate como a relação é uma similaridade, ou seja, um paralelo. Será que o deputado está realmemnte errado em sua pesquisa teológica? Não acredito que o deputado Marcos Feliciano está sendo pejorativo com a raça negra, acredito que expôs uma fato teológico. Quanto aos judeus passaram 430 anos em cativeiro após a morte de José filho de Jacó.

EMPORIO DO VIDRO disse...

triste é ver que pessoas, seres humanos que se dizem cristãos, sejam capazes de acreditar nessa bobagem toda, não acredito em uma unica virgula dessasm asneiras de negros sejam amaldiçoados.
cá entre nós, caso eu pudesse crer em tal bobagem, nunca me envolveria com um deus tão ruim e mau, capaz de espalhar sua maldição indiscriminadamente, prefiro não acreditar nesse deus sanguinario

Anônimo disse...

O conhecimento nunca é demais. Toda esta teoria estapafúrdia é amplamente disseminada em muitas denominações evangélicas. E aí como é que fica o cristão negro. E as criancinhas negras cristãs? Já não basta a escravidão negra no Brasil? Na verdade não se quer respeitar a diversidade racial. Uma raça se torna inferior, o mais das vezes, porque não tem a devida oportunidade ou é explorada. MAS não ocorre somente no meio evangélico. Há crença, que prega a reencarnação, que afirma que a raça branca é a mais perfeita neste planeta.

ADILSON disse...

Ao que li e e entendi deus já sabia que sua criação ia cair em miséria e mesmo assim deu continuidade ao plano macabro de criação. pois bem vamos pensar, um pouco; como pode deus segundo a bíblia se encrencar com um dos seus anjos la no "céu" e vim para na terra justamente no paraíso a onde tinha dois adolescentes e curiosos para atentá-lo a pecar? faça mim um favor é o mesmo que mostrar chiclete para criança e dizer não pegue e sair de perto... Na minha opinião faltou gerenciamento por isso aconteceu o que aconteceu.

Unknown disse...

olha, acredito que DEUS e centro de todas as coisas que existe,se foi por maldiçao ou nao so entende o que e isto quem tem a pele negro por que por mais que vc seja centrado,inteligente,bem em todas as coisas vc nunca vai deixar de ser negro,as pessoas sempre vao de olhar com indiferença e isto doi,pois nao e facil viver com isto,mas o que faz uma pessoa ser diferente e bonita e ela mesma,por dentro,somos todos iguais,por fora so muda a cor e o sexo sangramos do mesmo jeito.deixo isto para aqueles q se acham melhores,brancos ou negros.(DEUS E FIEL)

bilirob disse...

Este Deus, como você mesmo diz, deu ao homem diversas oportunidades de sair dos seus maus caminhos, porém desde que o ser humano existe, esta semente, não foi tirada, porque o homem não quiz. Entenda que as atitudes do Senhor Deus, são motivadas, devido a degradação da sociedade. Aceite e respeite as opiniões estudadas e com base bíblica e teológica. Deus te abençõe.

Unknown disse...

Eis que a verdadeira verdade não foi, não é e não será escrita. Naõ compete ao Homem ser conhecedor da verdade pois ele não conhece a si mesmo!

ser correto disse...

o que eu posso dizer como negro que sou, é que em primeiro lugar não temos a certeza absoluta que deus existe. em segundo lugar existe pessoas que tem tanto ódio dos negros que é capas de usar a palavra do deus que ele diz crer para inferiorizar os negros achando que está se tratando de raças diferentes. sendo que não existe duas raças de ser humano. independente de cor todos nos somos da raça humana.

Anônimo disse...

BEM SE OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS POR DEUS ATRAVES DE CAIM PORQUE HOJE EXISTEM PESSOAS NEGRAS PRESIDENTES EVANGELICOS E ATÉ SECRETARIO DA ONU E OUTRE NINGUEM PAGA O PREÇO PELOS OS ERROS DE SEUS ANCESTRAIS A NÃO SER ADÃO QUE COITADO CARREGA ATÉ HOJE A CULPA PELO PECADO OBS:TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE DEU.

ANNE disse...

Aneliza Santos

A CULPA É DO BILAU

A verdade é uma só. Os cientistas descobriram após longos e detalhados estudos, que o “bilau” da raça negra é maior do que as demais raças. Por isso, os racistas com raiva, resolveram detonar os negros. E tentam fundamentar de todo jeito, usando até, a bíblia para“denegrir” (palavra racista) os negros. Bilau neles!

Anônimo disse...

olha gente ser negro e a pior coisa pra um ser humano serta vez me apaixonei por uma pessoa uma mulher branca muito linda tomei coragem i me declarei pra ela o resultado foi ela medisse que nao podia ficar comigo porque eu sou negro ela tem nojo de faser sexo com um negro quanto mais ter um filho negro ela jamais beijaria um negro na boca i olha que eu sou praticamente branco tenho ate cabelo lisso mais me emcaixo mais na descrisao de pardos ser negro e horrivel de mais gostaria de ser branco igostaria que nao existise negros ou pardos no mundo o mundo seria um lugar melhor sem negros falo isso porque eu sopu negro i sei com isso e eu sofro por ser pardo pra min negros devian ter sido exterminados da face da terra

Anônimo disse...

Vou rensponder a todos diante de Jehovah...... Ninguem te conhececimentos da sua cor, ai esta o segredo...... Entre a Humanidade nao existe Branco e muito menos negro.

Quaris saber muito mas fala com migo no whatsap...... +258822100674

Anônimo disse...

Não tem nada a ver com maldição.

Israel também foi escravo, e os egípcios eram de pele negra. Eles foram escravos porque deixaram a Deus. e os antigos negros foram escravos por causa da pratica abominável a Deus que é invocação espíritos "macumba", que praticamente foi criada pelo povo africano.


É bobagem diferenciar os seres humanos pela cor da pele, porque em essência são todos iguais, e toda e qualquer pessoa é responsável pelo que faz.

Deus não faz acepção de pessoas, e qualquer que clamar a ele "seria" e sempre será respondido.

Anônimo disse...

Monica

Anônimo disse...

Monica Santos

Leonardo disse...

Ótimo artigo!!!!!!

Anônimo disse...

Considerando que não quiseste obedecer e servir ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, na abundância de tudo o que Ele proveu para teu usufruto, 48então servirás ao teu inimigo, que o Eterno enviará contra ti, trazendo fome, sede, nudez, falta de absolutamente tudo; e o adversário ainda colocará um jugo de ferro sobre teu pescoço até exterminar-te!

49O SENHOR trará de terras muito distantes, dos confins da terra, uma nação pagã que se levantará contra ti como a águia em mergulho; nação cujo idioma não conseguirás entender, 50povo de aparência feroz, sem respeito nem pudor pelos idosos, tampouco qualquer misericórdia para com os jovens. 51Essa nação devorará as crias dos teus animais e as plantações da tua terra até que sejas completamente destruído. Ela não te deixará sobrar nenhuma porção de trigo, vinho ou azeite, como também nenhum bezerro ou cordeiro dos teus rebanhos, até que estejas totalmente arruinado.esse povo negro é o verdaeiro israelita de deutronomio 28 que está sob a maldiçõa feita pelo eterno não cumpriram sua parte no cotrato entre YHVH o eterno e eles por isso se encontram nessas condiçoes deploraveis.mas são a nação escolhida por Yahwéh.

Anônimo disse...

Se Deus amaldicoou ou nao a maldicao ja foi quebrada por crito pois dizem que cristo feio para quebrar toda maldicao .nao acredito nessa historia de can na biblia nao menciona a cor dele e pq que na arabia saudita as coisas sao daqiele jeito pq na alemanha houve o nazismo alemaes sqo loiros e olha o que fizeram para mim nao existe maldicao de cor nenhuma isso e um meio do povo manipular as massas ..pois na biblia nao fala da cor de ninguem la ....

Anônimo disse...

Realmente a biblia nao cita cor alguma de pele de can apenas fala que ele foi amaldicoado

Anônimo disse...

Gostei boa e vdd o egito era de pele escura

Anônimo disse...

Nao vc esta errado pra mim na prox criacao deus deve extinguir o branco pq eles sao uns verdadeiros monstros racistas nazistas nai sabem respeitar as pessoas maldozos ainda bem que ela nao ficou com vc pois ela e outro monstro nazista vc nao merecia tal pessoa em sua vida

Anônimo disse...

Kkkkk achei que eram os alemaes kkkk pq o raca ruim do caramba viu ninguem merece

Anônimo disse...

Existem brancos feios tambem deve ser o seu caso existem negros maravilhosos aqueles que vc tem inveja sabe .....

Anônimo disse...

Deus é bom! Deus é Pai, ele não faz acepção entre Seus filhos, ama a todos por igual. Criou o banco, o negro , o índio... criou a todos e ama a todos! O que passa disso não vem d'ELe!

Anônimo disse...

Satan cegou o coração dos homens para que se odiassem, Interessante que Jesus Cristo disse que todos somos filhos de Deus e cristianismo ensina amar sem distinção, como que alguns cristãos cometeram tantas atrocidades e ainda tem pensamentos racistas.

Umas das manifestações de Deus contra o racismo foi contra Miriam e Arão que criticaram Moises por ter se casado com uma mulher negra, ficaram leprosos, Deus já estava ensinando o povo de israel que é contra o racismo, mas parece que não adiantou muito.................

Anônimo disse...

Gente, só existe um Deus, não existem vários deuses, só para quem não conhece a Palavra de Deus, aliás está escrito que Deus disse: O meu povo erra porque não conhece as escrituras. Está escrito também que se Cristo nos libertar, verdadeiramente seremos livres, livres dos complexos, livres dos preconceitos, livre de tudo que nos aprisiona. Está escrito também que Deus não faz acepção de pessoas, nós somos alma e espírito e o espírito não tem cor, quando morremos ou nossa alma vai para Deus ou vai para o inferno, independentemente, da cor da pele. Sabe o que é melanina? É o que dá à pele uma coloração negra, branca, parda, o branco é branco por ter menos melanina do que o negro mas isto não tem nada a ver com o fato de raça superior ou inferior, gente, Deus é amor, vamos colocar a nossa inteligência para funcionar, se nós que somos falhos não conseguimos aceitar a injustiça, e racismo é injustiça! Como Deus faria tal distinção entre os homens pela cor da pele? Se ele quisesse, poderia criar um homem até verde! Tanto que Ele criou todas as cores e se o homem branco fosse superior ao negro Ele não daria a ambos o mesmo meio de fazer suas funções fisiológicas, que é urinar, defecar, espirrar, etc. gente, vamos colocar a cabeça para pensar! Deus é Justiça mas também é amor, até porque não foram só os negros que sofreram discriminação no mundo outros povos também, até o povo Hebreu! Que foi o povo escolhido por Deus! Vamos descomplicar! E este rapaz que postou que tem vergonha de ser negro, coitado, ele é mais racista que qualquer outro branco! Que Deus tenha misericórdia dele e de todos nós, tudo não passa de bobagem! Temos que nos amar e amar ao próximo, porque na hora da morte é tudo igual, se houvesse da parte de Deus, preferência entre o negro e o branco até na hora da morte haveria uma distinção E NÃO HÁ ! Gente Jesus está voltando vamos parar de perder tempo com elocubrações e idéias inspiradas pelo diabo! Ele sim é racista e os filhos dele também!

Zeliachery disse...

Aqui no Brasil falta cultura educação sabedoria, somos um povo de quinta. portanto a maioria desses comentários para mim não tem nenhum valor.

Anônimo disse...

Não vou concordar ou discordar com essa tal maldição, ela poderia até existir antes da vinda de Cristo. Jesus não era Branco de olhos azuis como se mostra em muitos filmes, ele era quase negro mesmo, nasceu de cor parda, andava muito no sol, em grandes distâncias. Se existia essa ou qualquer outra maldição seja por etnia, qualquer pecado... tudo foi toda quebrado pelo sacrifício de Jesus. ''Eis Que faço Novas todas as coisas'' Assim disse o próprio Jesus.

Anônimo disse...

Andar muito no sol não faz a pessoa mudar de raça. ..vai ficar com fenotipo mais queimado, mas não vai ser da raça negra por isso, pois a cor é apenas uma das características que diferencia essas duas raças...tem outras como:mandibular proeminente,lábios grossos, nariz largos, cabelos crespos etc...Não se fala em melhor ou pior, somos apenas diferentes. Não há problema em ser diferente.

Anônimo disse...

Há também o mal, isso não é culpa de Deus, mas sim, de quem errou. Ele é Deus do amor, mas também da justiça.

Unknown disse...

Kkkkkkk verdade ,viu

Unknown disse...

Kkkkkkk verdade ,viu

Anônimo disse...

E a nação nórdica que cultuava seres da natureza/deuses e eram pagões?
País de primeiro mundo!

Anônimo disse...

Foda-se deus

Unknown disse...

A religião cristã pode até trazer benefícios,mas eu vejo só coisas ruins no meio evangélico,poxa vida!O racismo,preconceito e ódio desse povo não acaba,o mundo tá muito difícil de se viver!Pq na igreja e fora dela existe coisas malignas! Não é só pq os africanos são pagãos que passam fome,vejo crente evangélicos na miséria na desgraça'e aí?para um pastor que vive do dinheiro dos fiéis é fácil,vive no luxo,mais um dia a casa cai!👿

Unknown disse...

Antenor Alandir de Andrade:A Bíblia sagrada, nos diz em certo versículo, que DEUS não faz acepção de pessoas,diz também que JESUS, é cordeiro que limpa os pecados do mundo,não acredito que JESUS veio tão somente para os brancos, a palavra de DEUS não coloca estas observações que por estas afirmações são derrubadas.
" Tenho no meu coração, a plena certeza e a convicção de que guiado pelo Espiríto Santo baseado em fatos da história de que realmente nós os negros se fossemos amaldiçoados como alegou Adolf Hitler,O Pastor Infeliz Marcos Feliciano, o Nazismo,a Klu Klux Klan entidade racista norte - americana, teriam prevalecidos em seus fins demoníacos.
A Argentina por exemplo ninguém comenta, mas já houve índios e negros naquela terra, mas foram eliminados para a finalidade Anti - Cristã de tão somente o embranquecimento do país. E no entanto los Hermanos dançam o tango que teve origem de elementos da cultura africana.
Exaltando assim a diversidade,criada pelo DIVINO CRIADOR; se não fosse a África eos malditos porões dos navios negreiros hoje o mundo talvez não conhecesse coisas como o Rock And Roll veretente nossa que se branquiou por imposições racistas com Elvis Presley, Garrincha, Pelé, Jimmy Hendrix o deus da guitarra, Mohamed Hally (cassios clay)Machado de Assis, o Samba Brasileiro,José do Patrocinio, Joaquim Barbosa ministro do STF.Isto é só alguns das muitas coisas boas, que a cor e a cultura negra fez neste país, muitas das vezes em sua maioria omitidas pela elite branca e racista que por uma questão de orgulho próprio se acham no direito e no dever anticristão de omitilas.

douglas disse...

Queria responder ao PATRICK RIBEIRO lá em cima: Eu, negro que sou, enrabei sua mãe. Mas não sou seu pai porque só faço filho homem...

Unknown disse...

Eu fico impressionado com tanta mentira e manipulação satânica que esses pastores que servem ao diabo fazem.
Se os Africanos são amaldiçoados, como ele explica os Reinos Ashanti, Egito, Mali e etc..?
Reinos ricos, fortes e inteligentes, povo que deu origem a matemática, arquitetura, ciência e muito mais, BANTO DE HIPÓCRITAS!!!!
Roubaram tudo de nosso povo, e agora vem com conversa dizendo que somos amaldiçoado? amaldiçoados são esses pastores que só falam merda.
Os Negros que foram escravos nas Américas são os Verdadeiros Hebreus Israelitas, descendentes de Abraão, não são descendentes de Cam.
Judeus são descendentes de Jafé.
Antes de falarem merda, estudem!!!
Ridículo esses crentes.

Unknown disse...

Em toda a leitura bíblica não diz que Deus amaldiçoou. Nem tão pouco fala da origem da etnia branca, negra, amarela ou indígena. O que trata na Palavra é que devemos ter cuidado com nossa língua.Se não pudermos abençoar, incentivar e encorajar que fiquemos calados, porque infelizmente as maldições têm consequências desastrosas .

 

Fala Particular Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger