terça-feira, 10 de maio de 2011

Meu amor pelos livros e o Negrinho do Pastoreio

O título ficou gravado em minha mente. Lembro bem como me sentir à medida que meus olhos iam desvendando a história que aquelas palavras queriam contar. Senti um misto de alegria e desespero. Alegria, por ter acesso a uma história tão fantástica. E desespero, por entender que existiam milhares de outras histórias das quais eu nada sabia.

Minha infância, a partir daquele momento de alumbramento, quando a história passou a ser sinônimo de livro, e os livros, de história, passou a ser gerida pelas histórias que os livros me contava. Nada tem servido melhor para me acompanhar durante a vida, do que esses que se tornaram uma grande paixão.

E agradeço ao “negrinho do pastoreio” por me fazer encontrar aquilo que me faz sentir o mais feliz dos humanos, embora a felicidade não tenha nenhuma raiz fincada nas certezas da vida.

(Não conhece a história do "Negrinho do pastoreio"? Conheça um pouco nesse texto que encontrei no site: Sua Pesquisa)



Introdução 
O Negrinho do Pastoreio é uma lenda do folclore brasileiro surgida no Rio Grande do Sul. De origem africana, esta lenda surgiu no século XIX, período em que ainda havia escravidão no Brasil. Esta lenda retrata muito bem a violência e injustiça impostas aos escravos.
A lenda 
De acordo com a lenda, havia um menino negro escravo, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo. Ao retornar á fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo. colocou o menino pelado dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Conta a lenda que foi um milagre que salvou o menino, que foi transformado num anjo.

Objetos perdidos 
O Negrinho do Pastoreio é considerado, por aqueles que acreditam na lenda, como o protetor das pessoas que perdem algo. De acordo com a crença, ao perder alguma coisa, basta pedir para o menino do pastoreio que ele ajuda a encontrar. Em retribuição, a pessoa deve acender uma vela ao menino ou comprar uma planta ou flor. 

0 COMENTÁRIOS AQUI:

 

Fala Particular Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger