terça-feira, 8 de março de 2011

Um ditador no carnaval (Texto de Fernando Gabeira e comentários, meu)

(Meus comentários serão inseridos no corpo do artigo. Usarei a cor vermelha para destacar o que escrever. As fotos expostas no texto original foram substituídas porque estavam sendo desabilitadas por algum motivo.)

Está no Brasil o ditador de Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo. Alugou dois andares no hotel Ceasar Park para sua comitiva e construiu um camarote especial no sambódromo.. (Esses ditadores costumam se valer do poder que cultivam e detém, para desfrutar, junto com a família, dos prazeres que podem ser comprados pelo dinheiro.É importante deixar claro, que além do Brasil, países como Itália, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, entre outros, aceitam esses “líderes”(ou seus filhos), desde que tenham o que gastar dentro dos limites do seu território.)
O ditador de Guiné Equatorial
Ele foi visitado por Lula e as relações entre o Brasil e a Guiné Equatorial vão bem. Naquele pais, 20 por cento das crianças morrem por falta de comida ou assistência médica. Mas Teodoro Obiong tem uma mansão de US35 milhões em Malibu, Califórnia, comprada pelo filho, Ministro da Agricultura.(Embora como cidadão não me sinta bem em saber que o Brasil tem qualquer relação com o Governo desse senhor, não posso deixar de ressaltar que o fato do ex-presidente Lula ter assinado qualquer acordo comercial com ele, não o torna amigo ou admirador de sua política. Se formos por esse caminho, vamos começar a achar que Obama também tem tendências ditatórias. Acreditar que o Papa Bento XVI admira ditadores sanguinários. E vamos achar que o mundo é feito de ditadores, quando não, pelo menos, admiradores desses ditadores. Vejamos o caso do Egito e da Líbia. A primeira vivia sob uma ditadura apoiada cinicamente pelas asas da liberdade Norte Americana. A segunda, após a suspensão das sanções impostas pelos Estados Unidos, fechou diversos contratos comerciais com a Inglaterra e com os EUA para exploração de petróleo em suas terras.)   
Aliás sua família está sendo investigada pelo Congresso americano americano (Embora exista de fato essa investigação, o Governo Norte Americano continua estabelecendo acordos bilaterais com aquele Governo. Será que o petróleo explica?). O filho que também se chama Teodoro conseguiu introduzir milhões de dólares no pais e como tinha uma namorada famosa, a rapper Eve, a história ganhou projeção no noticiário.
A namorada do filho de Obiang

















Não sei se os dólares que Teodoro Obiang Mbasogo está deixando no Brasil compensam  constrangimento de sua presença. .(Isso é muito interessante. Os filhos dos muitos ditadores que existe no mundo, geralmente estudam nos Estados Unidos ou na Europa. Nunca ouvi, e nem li, que houve, ou haverá, constrangimento por seus filhos terem estudado nesses países. O filho do ditador Norte-Coreano Kim Jong-il estudou na Suíça, assistiu o show de Eric Clapton na Alemanha (E isso não foi durante o nazismo), Teodoro Mbasogo tem mansão nos Estados Unidos, e não faz muito tempo que o filho de Muamar Kadafi esteve de férias na Nova Zelândia, só para citar alguns exemplos.) Estamos em tempo de real politik e pequenas dúvidas morais não têm muito espaço. Um dia, esse ditador vai cair e sua história repugnante será contada, inclusive a grande amizade com o Brasil.(Com o Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França, Vaticano, Itália...Todos esses, e mais alguns, têm algum tipo de relação com esse ditador e seu Governo.)   Mas quem vai se interessar? O dia está muito longe, o momento é samba e oba-oba. (Que fique claro que não estou apoiando essas ações do Brasil ou de qualquer outro País. Estou apenas tentando mostrar que o fato de se fechar acordos comerciais com esses ditadores, não significa que existe  amizade, ou mesmo admiração, em relação a forma que ele exerce o poder. Esses acordos comerciais (espúrios do ponto de vista moral) são recorrentes nesse mundo em que cada país preocupa-se apenas com seus cidadãos. Na música “imagine” do grande John Lennon há uma sugestão num dos versos: “Imagine não existir países”. Acredito, podem até dizer “que sou um sonhador” que no dia em que não existir mais fronteiras, entenderemos que somos todos irmãos e trataremos de cuidar um dos outros em busca de uma humanidade melhor.) 

Ex-presidente Lula e  Teodoro Obiang  



A título de esclarecimento, fotos do ditador de Guiné Equatorial com outros líderes políticos:
Ex-secretária de estado Condoleezza Rice e Teodoro Obiang 
Sarkozy  e o ditador Teodoro Obiang  
  
Teodoro Obiang Nguema Mbasogo com os Obamas

Fonte do texto de Gabeira: Estadão

2 COMENTÁRIOS AQUI:

Anônimo disse...

Nao esqueçamos que chanceler Celso Amorim defendeu que o Brasil ampliasse suas relações com a Guiné Equatorial, país acusado de graves violações de direitos humanos, argumentando que “negócios são negócios”. Pelo menos foi sincero. Acho absurdo justificar o que se faz de errado porque todo o mundo faz. Justifica-se que os políticos roubem, porque todos roubam. Que ditadores matem, porque outros também o fazem. O que está errado, está errado. O resto e hipocresia e desonetidade intelectual.

Joubert Barbosa disse...

É importante deixar claro que não tentei justificar coisa alguma. Em realidade, apenas tentei mostrar que o fato de assinar, ou até ampliar, acordos com ditadores, não significa que simpatiza com a causa.

 

Fala Particular Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger