terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fala do grande intelectual Zizek sobre Lula é censurada no Globo News Milênio



Estava eu procurando alguma coisa interessante para assistir quando encontrei a entrevista concedida pelo grande intelectual marxista, Slavoj Zizek. No geral gosto das entrevistas realizadas por Jorge Pontual, embora o ache “pontual” em demasia, se é que vocês me entendem.

A respeito de Slavoj Zizek leiam o que o próprio Jorge Pontual escreveu: “Não posso dizer que entendo Hegel e Lacan, os dois faróis de Zizek. Mas, mesmo difícil, ele escreve bem, sabe explicar o que pensa, leva o leitor por longos, longuíssimos raciocínios, cheios de exemplos engraçados, irônicos, absurdos, em geral tirados do cinema: Hitchcock, David Lynch, irmãos Marx, muitos outros. O homem é uma enciclopédia de cinema! Deve ter memória fotográfica porque é capaz de descrever em detalhes todos os filmes que viu. Fascinante! Mas é cansativo.
Depois de uma hora conversando com ele, eu estava batendo pino. Simpaticíssimo, galhofeiro (adora uma piada suja), a mil por hora, Zizek é de uma obsessão contagiosa. Paradoxo: é antissocial. Diz que não gosta de gente. Detesta estudantes, intelectuais, outros psicanalistas – especialmente os lacanianos como ele – a esquerda em geral, e obviamente, despreza a direita e o centro. Mas é um doce de pessoa. Não tente entender.”
Depois de ler a visão do entrevistador, fui pego de surpresa quando fiz aquilo que geralmente não faço. Resolvi ler antes os comentários (não me perguntem por que) dos que já tinham visto a entrevista. Tal não foi minha surpresa quando encontrei alguns comentaristas falando sobre um corte abrupto – feito pelos editores do programa – quando Zizek estava falando elogiosamente sobre Lula. O que será que as orgaizações globo ganha fazendo essa edição dos comentários de Zizek a respeito de Lula? Por que será incomodou tanto o que Zizek falou? A exemplo do que eu fiz, convido-os a verem primeiro os comentários, depois assistam o vídeo que vou disponibilizar aqui também. (É importante ficar claro que eu não vou postar todos os comentários - se quiserem acessem o site GloboNews Milênio para ler mais.)

Agora assistam a entrevista e tirem suas próprias conclusões. (Gostaria de ter editado, mas acredito que será enriquecedor o fato de ver um pouco mais da visão desse homem [Slavoj Zizek] a respeito da política mundial)


Entrevista original: Globo News Milênio

0 COMENTÁRIOS AQUI:

 

Fala Particular Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger