domingo, 19 de dezembro de 2010

Alckmin já cogita não entregar obras herdadas de Serra

A equipe de transição do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, não descarta a hipótese de adiar inaugurações e até mesmo deixar de concluir obras herdadas da gestão José Serra.
Um dos focos de atenção é uma das vitrines de Serra: o transporte sobre trilhos.
Além do atraso de quase um ano na ampliação da linha 5 do Metrô (de Santo Amaro à Chácara Klabin), há risco de revisão dos prazos na linha 4, já duas estações previstas para novembro não foram inauguradas.
Lançadas com festa em novembro do ano passado, as obras de prolongamento do metrô entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, com implantação de monotrilho, esbarram em obstáculos para que sejam concluídas até 2012, como prometido.
Até agora, foram iniciadas as obras civis de um trecho de 2,4 km, num total de 23,8 km. Essa é apenas a primeira das três fases do projeto, de R$ 2,8 bilhões.
Não há nem ordem de serviço para realização dos 21 km restantes.
Já na linha Ouro --ligando o aeroporto de Congonhas ao Morumbi-- o processo de concorrência está suspenso pela Justiça por falta de apresentação do projeto básico.
A implantação da linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre São Vicente e Santos, no litoral sul, pode nem sair do papel caso nenhuma empresa apresente proposta até terça-feira, prazo final para abertura de envelope.
Se não houver interessados, Alckmin terá duas saídas para o projeto, que prevê um investimento de R$ 700 milhões: reabertura de concorrência ou revisão da obra.
A transição também fará mudanças na área social. A pedido de Alckmin, os dois programas de transferência de renda do governo --Renda Cidadã e Ação Jovem-- deverão ser condensados.
Hoje, na avaliação do governador eleito, eles estão muito fragmentados.
"Os programas ganharão sustância", diz a secretária Linamara Battistella (Direitos da Pessoa com Deficiência), que foi mantida.
Também por orientação de Alckmin, o formato da progressão continuada na educação deverá ser revisto.

Fonte: FSP colaborou FERNANDO GALLO, de São Paulo

0 COMENTÁRIOS AQUI:

 

Fala Particular Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger