terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pergunta da semana:

Essa pergunta me ocorreu há algum tempo enquanto fizia a leitura do livro “Diário de um ano ruim” escrito pelo ganhador do Nobel de Literatura em 2003 J. M. Coetzee. (clique aqui se quiser saber mais sobre o livro)

Embora seja um romance, a sua construção é diferenciada. Coetzee juntou ao gênero “romance” um “ensaio”. E nesse ensaio, o autor propõe algumas questões, e nos oferece os mecanismos para cavarmos em busca de respostas. Visto que o livro é dividido em capítulos temáticos, vou usar um deles, para propor uma pergunta.

No capítulo 12 vemos o título: Da pedofilia (Filme base: “Lolita”. Esse é o título de um romance da língua inglesa adaptado para o cinema, cujo autor foi o russo Vladimir Nabikov)



Usar um adulto para representar uma criança que sofre abusos sexuais, é uma pratica condenável? (Para ilustrar, imagine um filme em que homens adultos aparecem fazendo sexo com crianças - quer dizer, com mulheres adultas interpretando crianças – seria condenável?)

Representar uma criança sofrendo abusos sexuais – mesmo usando uma pessoa adulta para isso – não encoraja os abusos da vida real?

COMENTE!


1 COMENTÁRIOS AQUI:

noite das estrelas disse...

Por se só a pedofilia é um ato deplorável que para mim representa a degradação da humanidade, porem não podemos nos esquecer de que na historia recente desta criança Brasil a Pedofilia era pratica usual na corte , depois pelos coronéis, depois nas regiões onde p progresso monetário nunca chegava e as belas crianças tinham sua honra como mercadoria valiosa.Em uma sociedade declarada machista abusar de crianças sempre foi uma pratica recomendada , passada de pai a filho.
A criança abusada de hoje será certamente o pedofilo de amanhã, devemos nos conscientizar de que abusar de criança é crime e devemos denunciar qualquer menção este ato hediondo.O Brasil esta entre os países que tem penas consideradas educativas e de forma pratica pouco punitivas para estes monstros e devemos isto ao fato de que a um percentual de políticos que valendo -se de seu titulo também abusam de crianças e que certamente não aprovariam leis que penalizassem estes monstros , afinal eles estão entre eles.
Cabe a nos reagir, gritar para que estes monstros sejam expostos publicamente e assim nos possamos proteger melhor nossas crianças.

 

Fala Particular Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger